• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Marinho recorre para Moraes investigar Lula por declarações contra Moro
Brasil

Marinho recorre para Moraes investigar Lula por declarações contra Moro

Líder da oposição no Senado quer que ministro reveja decisão

Por Da Redação
Ás

Marinho recorre para Moraes investigar Lula por declarações contra Moro

Foto: Roque Sá/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado,  recorreu nesta segunda-feira (10), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Eleitoral (STF), Alexandre de Moraes, que determinou o arquivamento de um pedido de investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Marinho quer que Lula seja investigado por declarações que miraram o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR).

Em entrevista, o presidente declarou em entrevistas que, ao longo dos 580 dias em que esteve preso em Curitiba, dizia a interlocutores que “só vai estar tudo bem quando eu f… esse Moro” e queria “se vingar dessa gente”. O presidente também afirmou, a respeito da investigação da Polícia Federal que descobriu um plano da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar o senador, que “é visível que é uma armação do Moro”.

A defesa do senador alegava disseminação de notícias falsas no caso e conexão do fato com o inquérito das fake news, do STF, mas Moraes determinou que o pedido fosse arquivado por não haver “indícios mínimos da ocorrência de ilícito criminal”.

“A liberdade de expressão, especialmente tratando-se de pessoa pública ocupante do mais alto cargo do Poder Executivo Federal, não pode servir de escudo intransponível e permite, sim, posterior responsabilidade cível e criminal pelo conteúdo difundido”, diz o documento.

“A afirmação do Presidente da República de que busca ‘se vingar dessa gente’, e que ‘só vai estar bem quando eu foder esse Moro’, configura ato flagrantemente antidemocrático, máxime por estimular, em diversos seguimentos, a ideia de que deve haver uma retaliação, na forma de vingança, contra seus opositores, e em especial ao atual senador Sergio Moro.”

Não há prazo para que Alexandre de Moraes despache sobre o novo pedido de Rogério Marinho.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário