Marta Suplicy aceita ser vice de Guilherme Boulos em chapa para prefeitura de São Paulo
Ex-prefeita e ex-petista retorna ao cenário político, após conversa com o presidente Lula
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A ex-prefeita de São Paulo e ex-petista, Marta Suplicy, aceitou o convite para ser candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, representante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A decisão foi confirmada por aliados do pré-candidato à prefeitura, após uma conversa entre Marta e o presidente Lula.
A definição foi anunciada após um encontro no Palácio do Planalto, que contou com a participação do deputado federal Rui Falcão (PT-SP). Rui Falcão afirmou que o "caminho está posto" para o retorno de Marta ao PT, partido do qual ela se desfiliou em 2015, após uma filiação que durou 33 anos e incluiu cargos como prefeita, deputada, senadora e ministra da Cultura e do Turismo.
Marta Suplicy, que foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004, negocia seu retorno ao PT desde o ano passado. No entanto, para formalizar seu retorno, ela precisará renunciar ao cargo atual de secretária de Relações Internacionais na prefeitura de São Paulo, ocupado na gestão de Ricardo Nunes (MDB).
A decisão de Marta em compor a chapa de Guilherme Boulos traz uma reviravolta política, especialmente considerando que, nas eleições de 2020, ela apoiou a candidatura de Bruno Covas (PSDB) e seu vice, Ricardo Nunes. A chapa Covas-Nunes venceu as eleições, derrotando Boulos. Ricardo Nunes assumiu a prefeitura em 2021, após o falecimento de Bruno Covas.