Marvel processa herdeiros de criadores dos personagens de Vingadores na Justiça pelos direitos autorais
Os herdeiros querem tomar os direitos autorais dos personagens, enquanto a Marvel alega que eles foram criados sob contrato de trabalho

Foto: Ananta Sarkar/Pixabay
Uma 'torta de climão' está sendo servida pela Marvel e os herdeiros de alguns criadores de personagens icônicos - estes são o recheio da sobremesa. A editora norte-americana está processando os parentes de artistas como Stan Lee, Steve Ditko, Gene Colan e outros, para manter o controle total de personagens Homem de Ferro, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Thor e Falcão.
Os herdeiros querem tomar os direitos autorais dos personagens, enquanto a Marvel alega que eles foram criados enquanto os artistas estavam em horário e local de trabalho, estabelecidos por contrato e, por isso, não cabe a rescisão dos direitos autorais.
A decisão da Marvel se deu como uma resposta aos administradores dos bens de Ditko que decidiram rescindir os direitos do Homem-Aranha em agosto deste ano. A partir disso, os herdeiros de outros roteiristas se uniram para pedir que outros personagens que compõem os Vingadores.
Caso os direitos do Homem-Aranha - super-herói que apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1962 - sejam rescindidos, a Marvel terá que ceder o personagem a partir de junho de 2023.