Como passear com um cachorro medroso
Veterinária dá dicas de tornar seu cão mais corajoso
Foto: Michael Siebert
É inevitável ter aquele amigo, conhecido ou o nosso próprio cão, que é retraído e não gosta de ir passear na rua porque tem medo de tudo e de todos. Os cães são, em sua maioria, alegres, pulantes e muito sapecas, além de adorarem passear e conhecer novas pessoas e lugares. Porém, entre um cãozinho alegre e outro, sempre aparece um que tem medo, que se esconde e que não consegue interagir bem com as pessoas mesmo não sendo agressivo.
“Esta é uma questão de personalidade”, diz a veterinária Ana Mendes. “Não é que ele não goste de sair para passear, as vezes o cão só tem uma personalidade um pouco diferente e você precisa desenvolver estratégias para que isso seja normal.” completa Ana.
Alguns truques para você por em prática quando for passear com seu “tímido” de estimação:
Estabeleça uma rotina diária, com horários e lugares para fazer a caminhada. Seu cão vai se sentir mais seguro passando por lugares e por “cheiros” que ele já conhece.
Comece organizando a coleira e fazendo da pré caminhada um ritual de inteiração entre vocês.
Se sinta também confiante enquanto faz o passeio. Assim como as pessoas, os cães tímidos são facilmente influenciados e sentem seu humor e sua segurança.
Mantenha um ritmo acelerado, mostre coisas para que seu cão não fique querendo se encolher na caminhada. Faça com que ele preste atenção na rua e não em você.
Recompense seu cão com algum petisco quando ele for corajoso e não dê atenção quando ele tiver medo.
Tenha paciência. É fundamental já que seu amigo de quatro patas consegue perceber quando você desaprova o que ele faz. Com uma boa dose de amor, ele vai se sentir seguro e passará a ser sua melhor companhia nos passeios.