Mau tempo em Salvador: Codesal registrou 23 ocorrências até as 10h deste domingo (5)
Forte chuva que atinge a capital aumenta solicitações, a maioria de desabamento
Foto: Reprodução/ Vagner Souza/BNews
A madrugada e a manhã deste domingo (5) na capital baiana tem sido de forte chuva, trovoadas e relâmpagos, o que obrigou a Defesa Civil (Codesal) a emitir um alerta sobre o risco de alagamento e deslizamento de terra.
Segundo a pasta municipal, entre a madrugada e a manhã deste domingo (5), três localidades registraram os maiores volumes acumulados de chuvas (atualizado às 9h52), são elas: Brotas – Codesal (60,8mm), Engenho Velho de Brotas (60,8mm), São Cristóvão (59,6mm), Cidade Baixa - Monte Serrat (53,4mm), Campina de Brotas (50,2mm).
A Defesa Civil registrou, até as 10h23 de hoje, 23 solicitações, sendo 7 de ameaça de desabamento, 4 de deslizamento de terra, 3 de avaliação de imóvel alagado, 2 de infiltração, 2 de desabamento parcial, 2 de ameaça de desabamento, 2 de imóvel alagado e 1 de árvore ameaçando cair.
Salvador possui 151 áreas de risco registradas na Defesa Civil e majoritariamente são de ameaças de deslizamento e alagamento. Nesta manhã a região que mais registrou ocorrências na pasta, conforme a classificação regional feita pelas Prefeituras Bairro, foi o Centro/Brotas com 6 registros, seguido da Liberdade (5) e de Cabula/Tancredo Neves (4).
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer chuvoso e com possibilidade de trovoadas até o final da manhã. Já entre a tarde e a noite, as chuvas permanecem, mas de forma isolada. A temperatura mínima é de 25 C° e a máxima de 29°.
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil, disque 199.