Mauro Vieira fará discurso sobre defesa da democracia em cúpula na França
Informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores
![Mauro Vieira fará discurso sobre defesa da democracia em cúpula na França](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200197/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=7d5c8a4e9342a024f62cae33b2977bb7)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste domingo (9) que o chanceler brasileiro Mauro Vieira irá participar da Cúpula para Ação em Inteligência Artificial, em Paris, na França.
No evento, que será realizado nesta semana, Vieira fará um discurso sobre a governança da inteligência artificial, no qual abordará assuntos como governança digital, promoção da integridade da informação e defesa da democracia.
De acordo com o Itamaraty, a cúpula possui cinco eixos temáticos centrais. Sendo eles: Inteligência artificial a serviço do interesse público; Inteligência artificial e o futuro do trabalho; Inovação e cultura; Inteligência artificial e confiança no meio digital; e Governança global de inteligência artificial.
"O Brasil defende que a governança da IA seja estruturada para promover o desenvolvimento e a redução de desigualdades, favorecendo soluções multilaterais amplas, inclusivas e tendo presente a necessidade de proteger os direitos humanos e garantir o acesso não discriminatório a essa tecnologia", declarou o Itamaraty.
As discussões sobre o uso de Inteligência Artificial no Brasil se intensificaram nos últimos anos. No Congresso, tramita um projeto que regulamenta o uso da IA, definindo regras para o uso da tecnologia. A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Além disso, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no ano passado, foi lançado o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.