• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Mauro Vieira viaja para EUA e encontro com secretário de Trump pode acontecer até o fim da semana

Mauro Vieira viaja para EUA e encontro com secretário de Trump pode acontecer até o fim da semana

Viagem do ministro tem intenção de dar sequência as tentativas de negociação do Brasil com EUA diante do tarifaço

Por Da Redação
Às

Mauro Vieira viaja para EUA e encontro com secretário de Trump pode acontecer até o fim da semana

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

A expectativa do governo brasileiro é de que um novo encontro do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o Secretário do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio, aconteça até o fim desta semana. Vieira chegou nesta segunda-feira (13) a Washington, nos EUA.

A viagem do ministro tem intenção de dar continuidade as tentativas de negociação com os Estados Unidos sobre o tarifaço e as sanções impostas a autoridades brasileiras.

O ministro embarcou para os EUA de Roma, na Itália, onde acompanhou o presidente Lula (PT) em agenda que incluiu encontro com o papa Leão XIV.

Rubio telefonou na última quinta-feira (9) para o chanceler brasileiro e ficou combinado um encontro na capital dos Estados Unidos.

Segundo uma nota divulgada pelo Itamaraty, o secretário de Estado convidou o ministro Mauro Vieira para ir a Washington para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos em uma reunião presencial.

A conversa entre Rubio e Vieira durou aproximadamente 15 minutos e formalizou a continuidade do primeiro diálogo entre os governos e presidentes que têm visões ideológicas e posições diferentes. Na conversa via telefone, eles não chegaram a falar sobre temas específicos, somente alinharam as agendas para um encontro.

O chanceler brasileiro e o secretário de Estado norte-americano já se encontraram pessoalmente no dia 30 de julho, também em Washington.

O encontro aconteceu no mesmo dia que os Estados Unidos anunciaram a aplicação da lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Marco Rubio foi o escolhido pelo governo norte-americano para ser o interlocutor das negociações com o Brasil depois de uma conversa por telefone entre o presidente Donald Trump e o presidente Lula.

A ligação foi o primeiro contato de Lula com o presidente dos Estados Unidos, depois de um encontro entre os dois Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, Trump destacou a boa "química" que tiveram.

Ao longo do telefonema, os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente e também trocaram telefones para estabelecer uma "via direta de comunicação". Lula também aproveitou a oportunidade para pedir a Trump que revogasse o tarifaço imposto contra o Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário