• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • MEC anuncia novos investimentos para universidades federais em parceria com a EMBRAPII

MEC anuncia novos investimentos para universidades federais em parceria com a EMBRAPII

Projeto tem o objetivo de estimular a relação universidade e empresas

Por Da Redação
Ás

MEC anuncia novos investimentos para universidades federais em parceria com a EMBRAPII

Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3), o Ministério da Educação (MEC) anunciou investimentos em ações estratégicas nas universidades federais. Além da ampliação de recursos para um novo edital de credenciamento de universidades como unidades de Inovação EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), para estimular a relação universidade e empresas. 

A coletiva foi realizada pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e contou com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Superior Adjunto do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, e do Diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), José Luis Gordon.

O diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), José Luis Gordon apresentou o trabalho realizado pela entidade em parceria com o MEC. 

A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Nos seis anos de parceria, a EMBRAPII investiu R$ 1,51 bilhões em projetos com universidades federais. 

Atualmente, 17 universidades federais possuem a inovação EMBRAPII. O objetivo é executar projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Além estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria.

“Estamos trabalhando para expandir nossos esforços e ampliar a nossa atuação em mais universidades. A meta deste ano é que 30% das universidades federais se torne uma unidade EMBRAPII”, disse José Luis Gordon.

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, afirmou que a parceria com a EMBRAPII permite unir a pesquisa acadêmica a prática para inovação na indústria e nas empresas.

“Esta parceria aproxima as universidades da indústria, gerando conhecimento prático aos alunos. É um modelo exitoso, que tem mostrado bons resultados. Temos hoje pelo menos 500 alunos envolvidos em projetos com o apoio da EMBRAPII”, frisou Wagner Vilas Boas de Souza.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário