MEC Anuncia Programa "Pé-de-meia" para Estudantes do Ensino Médio
Ministro Camilo Santana revela benefício adicional para candidatos do Enem no último ano do ensino médio
![MEC Anuncia Programa "Pé-de-meia" para Estudantes do Ensino Médio](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/171115/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=0a4e4378796183a001857199ebd19d06)
Foto: Agência Brasil
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou detalhes do programa "Pé-de-meia", uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da bolsa-auxílio para estudantes de escolas públicas durante os três anos do ensino médio, o programa incluirá um incentivo financeiro para alunos realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano do currículo básico.
"Posso adiantar que, com essa lei, haverá um estímulo adicional aos jovens que participarem do Enem", afirmou o ministro durante a apresentação dos resultados do Enem 2023 e propostas para o Enem 2024. O auxílio será concedido nos três anos do ensino médio, com um valor específico para os estudantes que prestarem o Enem no terceiro ano.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão concentrados em aumentar a adesão de candidatos do Enem no último ano do ensino médio. O objetivo é direcionar esses estudantes ao ensino superior imediatamente após a conclusão do ensino médio.
Em 2023, o Enem registrou mais de 3,9 milhões de inscrições, funcionando como o principal vestibular para instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. No entanto, cerca de 1,2 milhão de candidatos não realizaram as provas, resultando em uma taxa de participação de 70%.