• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MEC deseja mudar Enem e aplicar provas durante os três anos do ensino médio
Brasil

MEC deseja mudar Enem e aplicar provas durante os três anos do ensino médio

Ideia é começar o projeto em 2021

Por Da Redação
Ás

MEC deseja mudar Enem e aplicar provas durante os três anos do ensino médio

Foto: Folhapress

O Ministério da Educação (MEC) estuda fazer uma modificação no formato atual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aplicar provas nos três anos do ensino médio regular, que, ao se somarem, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior. O proposta é de iniciar o projeto já em 2021 e ampliar de forma gradual.

O cronograma, inicialmente traçado, prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado.

A ideia do governo é acrescentar as provas do "Enem seriado" ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que atualmente testa o rendimento dos estudantes do 5º e 9º do ensino fundamental e do 3º do médio.

A inspiração para a mudança é o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O PAS é realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular para selecionar candidatos para metade das vagas ofertada pela instituição em seus cursos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário