MEC deseja mudar Enem e aplicar provas durante os três anos do ensino médio
Ideia é começar o projeto em 2021

Foto: Folhapress
O Ministério da Educação (MEC) estuda fazer uma modificação no formato atual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aplicar provas nos três anos do ensino médio regular, que, ao se somarem, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior. O proposta é de iniciar o projeto já em 2021 e ampliar de forma gradual.
O cronograma, inicialmente traçado, prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado.
A ideia do governo é acrescentar as provas do "Enem seriado" ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que atualmente testa o rendimento dos estudantes do 5º e 9º do ensino fundamental e do 3º do médio.
A inspiração para a mudança é o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O PAS é realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular para selecionar candidatos para metade das vagas ofertada pela instituição em seus cursos.