MEC deve suspender cronograma de implementação do novo ensino médio
Portaria deve ser publicada nos próximos dias
Foto: Agência Brasil
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do novo ensino médio e a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2024, elaborado pelo então ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Uma portaria que determina a suspensão deve ser publicada nos próximos dias.
A interrupção dura, inicialmente, até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema. São 90 dias de duração, que se iniciaram em março, e mais 30 dias para o Ministério da Educação elaborar e divulgar um relatório das conclusões.
O novo ensino médio amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular. A proposta tem sido alvo de protestos de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que pedem a revogação da reforma. Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que a revogação da reforma não estava no radar do governo federal. Ele tem defendido que haja ajustes no modelo e que revogar tudo seria um retrocesso.