Médica baiana ganha destaque no Brasil por criar novo modelo de saúde e check-up para mulheres
O novo check-up é feito de uma só vez e em um só lugar; Dra. Anna Paola Noya Gatto explica
Foto: Divulgação
Mastologista baiana, a Dra. Anna Paola Noya Gatto e fundadora da A Clínica da Mulher está se destacando no Brasil por criar um novo modelo de check-up para as pacientes.
“Você chega e passa por uma sequência de exames com médicas, todas mulheres, que já fazem as checagens ali mesmo”, explica Rita Brandão, 50, que é empresária e chegou a ficar dois anos sem fazer check-up. “Isso de ter que ir fazer os exames em vários locais diferentes e depois ainda voltar para a consulta era muito complicado no meu dia a dia, acabava postergando”, explica. Mas, foi através da inovação da Dra. Anna Paola Noya Gatto, que ela passou a se cuidar com periodicidade. “Vou anualmente e faço tudo de uma vez. Saio de lá com a vida resolvida e sem precisar de mais etapas”, exclama, aliviada.
O Check-up da Mulher por Faixa Etária é um dos principais programas oferecidos pela Clínica, seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina. São consultas e exames que vão desde a Mamografia Digital e Ultrassonografia geral até doppler e vascular. Esse fluxo de atendimento personalizado otimiza o tempo e permite a entrega imediata dos resultados.
Além disso, A Clínica da Mulher também oferece o programa Cuidado por Especialidade, desenvolvido para acompanhamento de patologias crônicas ou novos sintomas. Nesse programa, as pacientes escolhem a especialidade médica desejada e recebem consultas e exames relacionados em um único turno, obtendo resultados e orientações imediatas.
Uma trajetória de superações e mais pioneirismos:
A trajetória da Dra. Anna Paola Noya Gatto como mastologista é marcada por desafios e superação. Após sua especialização no prestigioso Instituto Nacional de Tumores de Milão, na Itália, onde aprendeu a importância da detecção precoce e do atendimento multidisciplinar no combate ao câncer, ela retornou ao Brasil com o objetivo de implantar uma clínica médica baseada no modelo italiano.
No entanto, enfrentando adversidades, seu projeto inicial foi inviabilizado.
Determinada a fazer a diferença na saúde das mulheres, em 1991, a Dra. Anna Paola fundou a Clínica Noya junto com seu primo, Dr. Danilo Noya Fonseca, cirurgião geral. Ela ocupou cargos de liderança em serviços de mamografia e mastologia, tornando-se a primeira mulher a ocupar essas posições em hospitais renomados. Trabalhando incansavelmente, a médica atendia em diversos hospitais e clínicas, e foi responsável por estabelecer o primeiro serviço de mamografia em uma região específica.
Para fazer tanto, a Dra. Anna Paola ressalta a importância de adquirir conhecimentos em economia, gestão e marketing, além de dominar a arte da liderança e trabalhar em equipe. “Foi fundamental definir a missão, visão e valores da clínica como base sólida para todas as decisões futuras. Isso deu mais senso de união para o time e nos fez chegar onde estamos”, indica a médica e empresária.