Medicamentos humanos para tratamento de animais poderão ser disponibilizados pelo SUS em Salvador!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

Medicamentos humanos para tratamento de animais poderão ser disponibilizados pelo SUS em Salvador!

Foto: Div

Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 26/2025, que propõe ao Executivo Municipal o fornecimento, através do SUS, de medicamentos de uso humano prescritos em receituário veterinário para cães e gatos. A medida tem como objetivo apoiar protetores independentes e tutores de baixa renda, que muitas vezes não conseguem arcar com os custos do tratamento de seus animais.

De acordo com a proposta, diversos medicamentos já disponíveis gratuitamente na rede pública para humanos também são utilizados na medicina veterinária. No entanto, o acesso por tutores e protetores é negado, já que a receita é destinada a animais. A iniciativa busca corrigir essa lacuna, garantindo acesso ao tratamento e contribuindo para a redução de abandono de pets por dificuldades financeiras.

Para a autora da proposta, vereadora Marcelle Moraes (UB), a medida pode transformar a realidade de milhares de animais em Salvador.

“Muitos cães e gatos acabam sendo abandonados porque seus tutores não conseguem custear medicamentos essenciais para o tratamento. Se a Prefeitura disponibilizar pelo SUS esses remédios, quando prescritos por veterinários, estaremos salvando vidas, incentivando a adoção responsável e dando mais dignidade às famílias de baixa renda que amam e cuidam de seus animais”, afirmou a parlamentar.

Caso seja acatada pelo Executivo, a medida deverá fortalecer a rede de proteção animal no município, ampliar o acesso à saúde veterinária e contribuir para políticas públicas de bem-estar animal em Salvador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário