Médico ortopedista alerta para cuidados com os pés e joelhos durante o carnaval
É nessa época que ocorre o maior número de lesões nos membros inferiores do corpo

Foto: Reprodução
Os sete dias seguidos atrás de trio e nos blocos tornam o carnaval uma verdadeira maratona. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para manter a saúde dos pés e joelhos nesse período de festa prolongada, pois é nessa época de folia onde ocorre o maior número de lesões nos membros inferiores do corpo.
Para o médico ortopedista, especialista em joelho, Dr. José Carlos Fonseca Filho é de fundamental importância que o folião se atente aos calçados para curtir a festa e preservar a saúde. “No carnaval sempre aumenta o número de lesões nos pés e joelhos, até porque as pessoas não se atentam aos sinais que o organismo está lhe dando no que se refere a possíveis traumas. Orientamos para que as pessoas que vão para o carnaval usem tênis, vale ressaltar que existem tênis com amortecedores tanto região anterior e posterior do pé, principalmente a região anterior, que é justamente onde estará mais sobrecarregada quando a pessoa estiver acompanhando o trio e o bloco”, destaca Dr. José Carlos Fonseca.
Outro ponto de atenção nesse período de folia momesca são os joelhos. Conhecido como a maior articulação do corpo humano, se as pessoas não se atentarem aos cuidados com os joelhos no final da festa eles sairão lesionados.
“As mulheres geralmente usam salto alto, aí é que está o perigo, pois a pessoa estará sobrecarregando a parte anterior dos pés, mas estará também exigindo muito dos joelhos, principalmente no que diz respeito às lesões de cartilagem, muito conhecida como condropatia ou Condromalácia patelar”, explica o especialista.
Por fim, o ortopedista ainda dá dicas sobre o pós-folia para auxiliar na recuperação. “ Se você chegar em casa com os pés doendo, ponha os pés pra cima, que por gravidade diminui o inchaço, e também o use o gelo, pois ele atua como analgésico e antinflamatório natural, não deixando um tempo superior a 20 minutos colocando o mesmo em um saco plástico juntamente com um pano, que irá ajudar muito na recuperação e te ajudar a vencer a maratona da festa no carnaval”, finaliza Dr. José Carlos Fonseca Filho.
*Dr. José Carlos Fonseca Filho é médico ortopedista e Traumatologista, Especialista em Cirurgia de Joelho e Cirurgia do Trauma. *