Médico que descobriu o ebola alerta para novos vírus mortais
Muyembe Tamfum pesquisa novos patógenos que podem ser uma ameaça para humanidade

Foto: Reprodução
O cientista Jean-Jacques Muyembe Tamfum, que ajudou a descobrir o ebola, fez um alerta para as doenças mortais que ainda então por vir e que podem ser uma ameaça para a humanidade. “Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão”, disse ele à CNN. “Isso é uma ameaça para a humanidade."
Uma paciente de Ingende, cidade remota na República Democrática do Congo (RDC) apresentou os primeiros sintomas de febre hemorrágica e mesmo com o teste negativo para ebola, a incerteza da razão e o surgimento de novos vírus, a exemplo do novo coronavírus, a cidade de Ingende teme encontrar um novo vírus mortal.
Suas amostras foram testadas no local e enviadas para o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB) do Congo em Kinshasa, onde foram testadas para outras doenças com sintomas semelhantes. Todos os testes deram negativo. No entanto, a doença que a afetou ainda permanece um mistério.
O doutor Dadin Bonkole, que trabalha na Zona Vermelha de Ebola, afirmou que todos devem ter medo dos vírus porque são desconhecidos. “O ebola era desconhecido. A covid era desconhecida. Temos que ter medo de novas doenças".