• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Médicos brasileiros são os primeiros no mundo a relatar nova manifestação da Covid-19 em crianças
Coronavírus

Médicos brasileiros são os primeiros no mundo a relatar nova manifestação da Covid-19 em crianças

Pesquisadores agora buscam detalhes sobre a forma como a manifestação ocorre

Por Da Redação
Ás

Médicos brasileiros são os primeiros no mundo a relatar nova manifestação da Covid-19 em crianças

Foto: Reprodução/FMUSP

A equipe da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) foi a primeira em todo o mundo a confirmar a presença do coronavírus no coração de uma criança que morreu de uma manifestação atípica de Covid-19, a SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica). A descoberta, relatada em um estudo de caso publicado em agosto na revista científica Lancet Child and Adolescent Health, chamou a atenção da comunidade científica internacional. 

Agora, o grupo quer explicar os mecanismos por trás dos óbitos de outras quatro crianças que perderam suas vidas por no Hospital das Clínicas da FMUSP. Para a pediatria, crianças são pacientes com até 18 anos de idade. Estudos indicam que este grupo, quando infectado pelo coronavírus, tende a ser assintomático (64,5%, segundo estudo recente realizado pela prefeitura de São Paulo) ou apresentar quadros leves, entretanto, os óbitos são raros de acontecer.

No Brasil, mortes nesse segmento representam um pouco mais do que 0,6% do total de óbitos registrados e até o mês de abril, manifestações sintomáticas da doença identificadas em crianças seguiam o padrão que é mais comum em adultos, onde o paciente apresenta doença respiratória.

A pediatra do Hospital das Clínicas Juliana Ferranti, coautora do estudo de caso, explicou em linhas gerais como essa forma da covid-19 se manifesta "Os sintomas podem ser parecidos com os do adulto. Crianças podem apresentar quadros leves, com febre, tosse e desconforto respiratório. Outros sintomas, como mialgia, náuseas, vômitos e dor de cabeça também podem estar presentes".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário