• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Médicos lançam manifesto e pedem renovação do Conselho Federal de Medicina

Médicos lançam manifesto e pedem renovação do Conselho Federal de Medicina

Ato ocorre a três meses da eleição para escolha dos novos conselheiros federais

Por Da Redação
Ás

Médicos lançam manifesto e pedem renovação do Conselho Federal de Medicina

Foto: Divulgação/CFM

Um grupo de médicos lançou o manifesto "Movimento Muda Conselho Federal de Medicina (CFM)", pedindo renovação e criticando as últimas gestões do órgão. Na manifestação, que ocorre a três meses da eleição para escolha dos novos conselheiros federais do CFM, o grupo afirma que vem crescendo um sentimento de indignação na categoria.

O motivo está relacionado a iniciativas e posições que, segundo o coletivo, se dizem a favor da autonomia médica, mas acabam “endossando medidas distanciadas das evidências científicas”.

“As últimas gestões do CFM se caracterizaram por posições e iniciativas em defesa de uma suposta ‘autonomia’ médica, endossando medidas distanciadas das evidências científicas, baseadas em crenças propagadas no meio digital e alienadas da segurança dos pacientes, dos princípios éticos e das próprias bases da Medicina”, diz um trecho do manifesto.

A escolha dos novos conselheiros federais, efetivos e suplentes, para a gestão entre 2024 e 2029, vai acontecer entre os dias 6 e 7 de agosto.

Nos últimos anos, a atual gestão do CFM tem se envolvido em algumas polêmicas. Em abril, por exemplo, uma resolução do órgão impedia médicos realizarem o procedimento de assistolia fetal (aborto legal acima de 20 semanas) em meninas, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual. 

A Justiça Federal suspendeu a vigência da resolução, alegando que com a proibição do procedimento o CFM passa por cima do Código Penal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário