Medidas para evitar novos rompimentos são adotadas
Das cinco barragens examinadas, três delas têm grandes erosões com risco de ruptura
Foto: Divulgação/Governo Ba
Técnicos da Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros vistoriaram um complexo de açudes que fica na zona rural do povoado do Quati, em Pedro Alexandre, região Nordeste da Bahia.
De acordo com o G1, no total, cinco barragens foram examinadas. Os especialistas notaram que duas delas estão rompidas e as outras três estão com grandes erosões que levam ao risco de rompimento.
Para solucionar o problema, a Defesa Civil adotou as medidas providenciais logo após a conclusão dos relatórios, sobretudo nas intervenções para reforço das paredes de contenção e dos sangradouros, que são as cavidades por onde as águas de um açude escoam quando estão cheios.
Ainda de acordo com as informações apontadas pela Defesa Civil, as medidas fazem parte de um trabalho preventivo, já que uma frente fria chegou à Bahia, e permanecerá nas proximidades do município de Pedro Alexandre até a próxima terça (23).
Moradores da região se empenham para facilitar o acesso ao povoado da zona rural de Pedro Alexandre, já que as ruas de barro estão com muita lama, dificultando a chegada das doações no local.