• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Medidas para minimizar os altos impactos da temperatura serão tomadas em Salvador nos períodos de festas
Salvador

Medidas para minimizar os altos impactos da temperatura serão tomadas em Salvador nos períodos de festas

Com a chegada do verão no último sábado (21), soteropolitanos e turistas devem lotar praias e ficar atentos ao calor

Por Da Redação
Ás

Medidas para minimizar os altos impactos da temperatura serão tomadas em Salvador nos períodos de festas

Foto: Agência Brasil

As grandes festas populares que tomam conta da cidade de Salvador, terão medidas para combater o calor, com protocolos que incluem a instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água, protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água. A ideia e a execução estão a cargo da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que caso a temperatura ultrapasse 36ºC.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os protocolos foram criados no ano passado, mas só devem ser aplicados caso a sensação térmica passe do limite estabelecido. “Não temos previsão de ondas de calor em Salvador no período do verão, mas a massa de ar quente que predominará trará uma sensação elevada e abafada, mesmo que estejamos dentro da margem de segurança meteorológica", afirmou.

Já as medidas feitas estão as ilhas de hidratação, a distribuição de protetor solar, além do uso de aspersores que liberam jatos de água. “O calor excessivo pode trazer transtornos para a saúde não só dos soteropolitanos, mas também dos turistas. Por esse motivo, não só a Codesal, mas também a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e diversas estruturas da Prefeitura iniciam já no Festival da Virada uma série de instrumentos, equipamentos e protocolos para garantir a segurança de todos”, declarou.

Com a chegada do verão no último sábado (21), soteropolitanos e turistas lotaram as praias sob uma temperatura que alcançou os 31ºC, com sensação térmica acima dos 33ºC. Para esta semana, a previsão é de temperatura mínima de 25º e máxima de 31º, com sensação térmica máxima de 37º.

Já com a chegada dos grandes eventos, a Codesal orienta a população a adotar medidas como evitar a exposição direta ao sol; usar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo; usar bonés, chapéus e óculos escuros com proteção UV, além de guarda-sol, especialmente para crianças, idosos e pessoas de pele clara.

Além de indicado, usar roupas de cor clara, leves e confortáveis para não reter muito o calor; procurar locais com sombra e arejados; aumentar a ingestão de água ou de suco de frutas naturais; fazer refeições leves; oferecer bastante água para crianças e idosos; e buscar um posto de saúde, em caso de mal-estar (tonturas, fraqueza, ansiedade, dor de cabeça e câimbras).

“O nosso Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal, que tem especialidade em acompanhar, monitorar e informar a população nos períodos de chuva, fará o mesmo no período de calor. Qualquer caso de necessidade de informações, o cidadão pode buscar o site e as redes sociais da Codesal”, destaca Macêdo. Em caso de risco, o cidadão deve entrar em contato com o órgão por meio do número gratuito 199.

Entenda o caso da morte por exaustão térmica

Um dos casos que rendeu grande repercussão foi a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. Segundo a perícia realizada, ela morreu devido à exaustão térmica causada pelo calor. Houve relatos de que diversos fãs passaram mal durante a apresentação, devido à temperatura, que chegou aos 39,1°C, com sensação de aproximadamente 45º naquele período, no Rio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário