Medina é eliminado e se complica na busca pelo tri mundial de surfe
Brasileiro também vê a vaga para Olimpíadas de Tóquio ser ameaçada
Foto: Morgan Hancock/Getty Images
Um fim de semana que tinha tudo para terminar bem, mas que terminou de maneira preocupante para Gabriel Medina. O atual campeão do mundial de Surfe e líder da temporada perdeu a chance de conquistar a competição pela terceira vez consecutiva com uma etapa de antecedência, como também se complicou na disputa pelo título. Com a eliminação antecipada, a definição do título da temporada 2019 será no Pipe Masters, no Havaí, último evento do campeonato.
Graças a uma punição por interferência, Medina ficou pelo caminho ainda nas oitavas de final da etapa de Peniche, em Portugal, pelo também brasileiro Caio Ibelli. O surfista não gostou do resultado e foi nas redes sociais protestar pelo resultado.
Quem se deu bem foi Filipe Toledo, que na segunda colocação, passou de fase, assim como Ítalo Ferreira, quarto colocado. Diante do resultado, Medina vê também a presença nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, já que há um limite de duas vagas por país na competição, desde que ambos terminem a temporada 2019 do Circuito Mundial entre os dez primeiros.
Medina assegurava a primeira colocação com larga vantagem contra Caio Ibelli no último domingo (20), mas pela interferência perdeu a pontuação, indo de 8,50 para 8,17. O brasileiro pediu que a organização reveja a decisão. A Liga Mundial de Surfe ainda não se manifestou sobre o caso.