Meirelles critica Lula por chamar teto de gastos de 'estupidez'
Em discurso de posse, petista disse que pretende revogar medida
Foto: Agência Brasil
O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles criticou nesta segunda-feira (2), em entrevista à CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por se referir ao teto de gastos como uma “estupidez”. Durante discurso de posse, no último domingo (1°), o petista disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi prejudicado “por uma estupidez chamada teto de gastos” e que pretende revogar.
“Ele tem declarado e tomado algumas medidas no sentido de seguir uma política econômica em que o aumento dos gastos públicos e a intervenção nas estatais é que vai impulsionar o crescimento. A experiência mostra que não é o que tem acontecido”, disse Meirelles.
“Isso foi feito no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, e o que aconteceu foi um aumento da dívida pública, do déficit e uma queda da confiança e dos investimentos. Em consequência disso, nós entramos em uma recessão”, completou.
Para Meirelles, “o que gera emprego são o investimento privado e o aumento da confiança”. “Se o presidente Lula acredita que expandir as contas públicas é o que vai gerar crescimento e que aumentar a dívida pública não tem problema, é evidente que o teto de gastos só atrapalha”, afirmou.