Coronavírus

Membros da delegação paralímpica do Brasil estão isolados no Japão por Covid-19

Grupo não pode sair de hotel após dois casos serem detectados por PCR

Por Da Redação, Agências
Ás

Membros da delegação paralímpica do Brasil estão isolados no Japão por Covid-19

Foto: Reprodução CPB/Extra

Um grupo de 52 membros da delegação paralímpica do Brasil teve que se isolar em hotel no Japão após dois casos de Covid-19 serem detectados, na última sexta-feira (6), durante um PCR feito no aeroporto. O grupo que inclui 27 atletas e comissão técnica está proibido de treinar antes do início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, com início previsto para 24 de agosto.

No protocolo do Comitê Organizador dos Jogos, a orientação é de que as pessoas que se sentarem no raio de duas fileiras de assentos de um infectado devem ser isoladas, devido a exposição sem máscara em alguns momentos, como para as refeições.

Em nota divulgada, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) critica o isolamento do grupo e diz que a conduta colide com o que preconiza o playbook - primeiras orientações divulgadas - dos Jogos de Tóquio, enviada ao CPB em 15 de julho. “É permitido aos atletas que mantiveram “contato próximo” treinar, igualmente em isolamento, e até mesmo competir nos Jogos de Tóquio.”, diz o texto.

O comitê brasileiro também cita que a prática já teria sido aplicada com atletas olímpicos da África do Sul, da Rússia e da Itália durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. “Apesar dos esforços do governo brasileiro, não encontramos respaldo por parte das autoridades locais.”. O CPB afirma que continuarão na busca de conseguir a autorização para treinar. "Seguimos nas tentativas de obter a autorização de treinamento para os referidos atletas e possibilitar a melhor participação brasileira no maior evento do ciclo paralímpico”. 

Das 52 pessoas em isolamento, ninguém tem autorização para deixar as dependências dos quartos do hotel. O isolamento ocorre na cidade de Hamamatsu, cerca de 250 km de Tóquio, onde os representantes do Brasil fazem aclimatação para o início da competição. Não há atletas de outras delegações nas proximidades.

Cerca de 130 representantes do Brasil já desembarcaram no Japão para a competição, entre eles, atletas da natação, tênis de mesa, goalball e halterofilismo, além de membros da comissão técnica, médica e administrativa. Ao todo, o grupo brasileiro contará com 431 pessoas, sendo 253 atletas representando o país em 20 modalidades.

O processo logístico é longo e exige que os Comitês Paralímpicos realizem cerca de 900 testes para Covid-19, com ao menos 1 teste diário por membro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário