Mendonça diz que atos bolsonaristas devem ser ‘respeitados’ desde que sejam ‘pacíficos’
Em coletiva, ministro disse que divisão política na sociedade deve ser superada
Foto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, disse nesta segunda-feira (7), durante coletiva, que é preciso “respeitar” as manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas desde que elas ocorram de forma “pacífica”.
Na ocasião, ele disse enxergar uma divisão política na sociedade que deve ser superada para o país entrar em um ciclo de desenvolvimento. “O papel de todos nós é de serenidade, de respeitar manifestações pacíficas. E ao mesmo tempo buscar gerar uma pacificação no ambiente nacional que nos ajude a desenvolver e olhar para o futuro com uma boa perspectiva. Logicamente que são ideais que às vezes se contrapõem em um cenário eleitoral, mas precisamos sentar e trabalhar para ajudar o Brasil”, afirmou Mendonça.
Questionado se ele via os protestos como legítimos, mesmo diante de reivindicações como intervenção militar e fechamento do STF, ele reiterou a posição favorável: “Desde que pacíficas e que respeitem os direitos fundamentais das outras pessoas, sim”.