Menina de 11 anos compartilha nudez no Spotify após pedidos de usuários anônimos
Agora, a criança é acompanhada por um psicólogo infantil, com o objetivo de ajudá-la a recuperar a auto-estima
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após receber solicitações de usuários anônimos, uma menina com 11 anos de idade, de Stockport, na Inglaterra, compartilhou as próprias imagens sexualmente explícitas no Spotify. A responsável pela jovem só tomou conhecimento da situação quando recebeu um e-mail da plataforma, sobre a desativação da conta na qual as fotografias foram veiculadas, por "violação de termos e condições".
Conforme o jornal Manchester Evening News, os criminosos conversavam com a menina através dos títulos editáveis das playlists criadas por ela, onde pressionavam a vítima com pedidos e instruções exatas sobre quais fotos deveriam ser expostas no Spotify.
Em entrevista ao tabloide Mirror, a mãe da menor afirmou que quanto mais vezes a filha carregava imagens como "arte personalizada", mais seguidores e curtidas ela ganhava. Além disso, ela destacou ser professora primária, que assumia função de educar crianças sobre o uso seguro da internet. "Você ouve histórias de terror sobre predadores usando aplicativos", desabafou, "então, nenhum deles [os filhos dela] têm Instagram, TikTok, Snapchat."
Como o Spotify não possui a função de troca de mensagens, ela pensou que a menina estaria segura. "Quando descobri foi como se o fundo do mundo caísse. Naquele momento, acho que só choque, horror, mas como?", lembrou Rachel.
Ao todo, 12 contas de criminosos entraram em contato com a criança com esse tipo de solicitação, instrução ou forma de pressão psicológica. A menina foi encaminhada pela família a um psicólogo infantil, com o objetivo de ajudá-la a recuperar a auto-estima.