• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Menina de 2 anos é escolhida como nova deusa viva no Nepal e passa a ser adorada por hindus e budistas

Menina de 2 anos é escolhida como nova deusa viva no Nepal e passa a ser adorada por hindus e budistas

Aryatara Shakya foi anunciada como Kumari durante festival em Katmandu. Tradição prevê que crianças entre 2 e 4 anos sejam veneradas como divindades

Por Da Redação
Às

Atualizado
Menina de 2 anos é escolhida como nova deusa viva no Nepal e passa a ser adorada por hindus e budistas

Foto: WikiCommons

Uma menina de 2 anos foi escolhida como a nova Kumari, deusa viva do Nepal, nesta terça-feira (30). Aryatara Shakya, de 2 anos e 8 meses, foi apresentada durante o festival hindu Indra Jatra, em Katmandu, e assumiu o posto de divindade que é venerada tanto por hindus quanto por budistas.

A criança substitui Trishna Shakya, de 11 anos, que deixou a função após chegar à puberdade  etapa em que, pela tradição, deixa de ser considerada uma deusa e volta a ser vista como mortal.

Após a escolha, Aryatara foi carregada pelos pais de casa até o Kumari Ghar, o palácio-templo onde viverá a partir de agora. Centenas de devotos formaram filas para tocar os pés da menina com a testa, gesto considerado o maior sinal de respeito no país.

A nova Kumari passará a abençoar fiéis e autoridades, incluindo o presidente do Nepal, em cerimônias oficiais já nesta quinta-feira (2).

“Ontem ela era apenas minha filha, mas hoje é uma deusa”, disse Ananta Shakya, pai da criança. Segundo ele, a mãe já havia sonhado durante a gravidez que a filha seria escolhida.

Tradição

As Kumaris são selecionadas entre os clãs Shakya da comunidade Newar, no vale de Katmandu. A escolha exige critérios rígidos: as meninas devem ter pele, dentes, olhos e cabelos perfeitos, além de não demonstrarem medo da escuridão.

As crianças vivem reclusas no palácio, vestem-se sempre de vermelho, usam o cabelo preso em coques altos e têm o “terceiro olho” pintado na testa.

Ex-Kumaris costumam enfrentar dificuldades para se adaptar à vida comum, aprender tarefas domésticas e frequentar escolas. Lendas locais afirmam ainda que homens que se casam com ex-deusas vivas podem morrer jovens, o que faz com que muitas permaneçam solteiras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário