Meninas podem competir a capacitação oferecida pela embaixada dos EUA
O programa Power4Girls tem duração de seis meses
Foto: Divulgação / Power4Girls
Com as inscrições abertas para o programa Power4Girls - Empower to Lead!, tem como finalidade capacitar jovens brasileiras secundaristas do ensino técnico em empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação e responsabilidade social, preparando-as para oportunidades e desafios do século XXI.
O serviço é voltado para estudantes de 15 a 18 anos, do ensino médio, matriculadas em escolas técnicas/tecnológicas federais ou estaduais, ou em escolas técnicas sem fins lucrativos em todo o país. As inscrições devem ser feitas até 10 de abril pelo site (power4girls.com.br).
Em todo o Brasil, serão selecionadas 20 equipes formadas por quatro alunas e uma professora/um professor (para orientação voluntária). Cada equipe terá que desenvolver propostas “com soluções criativas e inovadoras, tendo como foco os princípios da Economia Circular, destacando três RS: reduzir, reutilizar e reciclar”, informa a nota do programa.
Qualificação
A capacitação começa em maio e termina em novembro. As aulas serão à distância. Toda semana, o programa terá sessões pela internet de mentoria para o desenvolvimento de projetos.
Segundo a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley, o programa tem objetivo especialmente em comunidades carentes. “Capacitar jovens meninas para liderar, inovar e criar um futuro sustentável é a chave para transformar sonhos em realidade e desafios em oportunidades.” O site do programa informa, ainda, que a meta da iniciativa é “preparar a próxima geração de líderes femininas para remodelar o cenário presente”, disse a Embaixadora.
Além das informações que serão ofertadas para os seminários mensais pela web abordando temas essenciais como economia circular, narrativa de histórias (storytelling), gestão de projetos, governança ambiental, social e corporativa (ESG, sigla em inglês), tipos de investimento para empresas inovadoras iniciantes (startups) e a apresentação de projetos (pitch).
Os trabalhos das equipes serão apresentados em Brasília no final do programa, quando as equipes deverão expor projetos e participar de uma competição final de pitch.