Eleições

Menos da metade dos senadores em fim de mandato tenta a reeleição, diz pesquisa

Entre os 27 parlamentares , 13 disputam as eleições em 2022

Por Da Redação
Ás

Menos da metade dos senadores em fim de mandato tenta a reeleição, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Um levantamento da CNN Brasil, divulgado nessa quarta-feira (7), aponta que um terço das cadeiras no Senado está em jogo nas eleições deste ano.  A Casa tem 81 vagas, mas somente 27 serão disputadas. Entre os 27 parlamentares em fim de mandato, 13 concorrem à reeleição, o que representa 48%.

Por isso, mais da metade dos eleitos serão novos nomes em relação à composição atual do Senado, o que manterá a taxa de renovação em alta. Nas últimas eleições gerais, em 2018, o Senado registrou a maior renovação da história: das 54 vagas disputadas, 46 tiveram ocupantes trocados. De cada quatro senadores que tentaram se reeleger, três não foram reconduzidos ao cargo.

A maior parte dos 81 senadores faz parte do Centrão. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem a maior bancada, com 12 integrantes. O Partido Social Democrático (PSD) conta com 11 parlamentares. Partido Liberal (PL), Podemos, União Brasil e Progressistas (PP) têm oito cada. O Partido dos Trabalhadores (PT) soma sete; e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), seis. As demais legendas não chegam a cinco senadores.

Senado 

Nas eleições de 2018, 32 dos 54 senadores em fim de mandato disputaram a reeleição. O número, recorde desde a redemocratização, foi sucedido por outro recorde do período: no que diz respeito às eleições de dois terços do Senado, a taxa de renovação, que superou 85%. Cada representante é escolhido para um mandato de oito anos. As eleições, contudo, são de quatro em quatro. A cada pleito, um terço e dois terços das 81 cadeiras são renovados, alternadamente.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.