Menos imposto e mais chuva reduziram conta de luz, diz Abraceel
Resultado tem proporcionado um alívio no bolso dos consumidores em 2022
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Com a redução de impostos e o maior volume de chuvas, a produção de energia ficou mais barata no país, proporcionando um alívio no bolso dos consumidores em 2022. Conforme os dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a tarifa residencial apresentou uma queda média de 20%, considerando preços até outubro ante uma variação do IPCA (inflação) de 4,7% no mesmo período.
Em 2021, os brasileiros sentiram os impactos da grave crise hídrica nas contas de luz. Naquele período, uma série de fatores contribuiu para elevar as tarifas no ano passado, entre elas a redução da carga tributária e a melhora no cenário hidrológico, segundo Abraceel.
Com os reservatórios cheios, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) consegue manter a bandeira verde. Em razão disso, não é aplicada a cobrança adicional nas contas, desde abril do ano passado.
Anteriormente, por causa da dificuldade para gerar energia, estava vigente a chamada bandeira escassez hídrica, que configurava custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).