Mercado acende alerta para definição de corte da Selic em maio

Após falas de Campos Neto, expectativa de um corte de 0,25 ponto tornou-se praticamente unânime

Por Da Redação
Ás

Mercado acende alerta para definição de corte da Selic em maio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após o discurso do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na última quinta-feira (19), acendeu o alerta para o mercado sobre a possibilidade do Copom não cumprir com a orientação de corte de 0,5 ponto da Selic na reunião de maio.

O mercado também chegou a um consenso sobre a provável postura do comitê em sua próxima reunião, em junho, e a expectativa de um corte de 0,25 ponto tornou-se praticamente unânime.

Desde a última reunião do Copom, em 20 de março, na qual o comitê já havia ajustado o forward guidance devido ao crescente nível de incerteza, o dólar se valorizou mais de 5% em relação ao real, subindo da faixa de R$ 4,97 para aproximadamente R$ 5,24.

No mesmo período, o mercado postergou a expectativa de início do ciclo de cortes pelo Fed, movendo de junho para setembro. Agora, a discussão gira em torno da possibilidade real de o Banco Central americano efetivamente flexibilizar a política monetária ainda este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário