Mercado de franquias cresce 8,8% no primeiro trimestre do ano
Segmentos de Casa e Construção e Saúde, Beleza e Bem-Estar mantêm trajetória de crescimento dos últimos meses
Foto: Fotos Públicas
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento, que antes era de R$ 39,881 bilhões, passou para R$ 43,380 bilhões durante este tempo, de acordo com o levantamento. A alta leva o setor ao mesmo patamar do período pré-pandêmico.
O levantamento indica que, nos três primeiros meses deste ano, a receita aumentou em todos os segmentos elencados pela entidade, mas os que registraram o melhor desempenho deste período foram Moda (13,5%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%), Casa e Construção (9,3), Foodservice (9,1%) e Alimentação — Comércio e Distribuição (7%).
Os motivos do aumento do setor de moda, conforme diz o estudo, foram causados pela retomada do trabalho, eventos presenciais e outros locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers. Os outros citados mantiveram o bom desempenho registrado e foram beneficiados com a flexibilização das medidas de distanciamento social e a digitalização dos negócios.
Já os segmentos que mais tiveram destaque no período acumulado de 12 meses, foram a Hotelaria e Turismo, em primeiro lugar, com faturamento 51,5% maior; Entretenimento e Lazer, em segundo, com 31,0%, Moda, em terceiro, com 21,0%; Alimentação – Comércio e Distribuição vem a seguir, com 14,5% de crescimento; Casa e Construção, com 13,9% e Foodservice, com 12,8%, completam a lista.