Mundo

Mercado de trabalho global continuará se deteriorando, aponta OIT

Relatório da organização afirma que a tendência é que as vagas de emprego diminuam

Por Da Redação
Ás

Mercado de trabalho global continuará se deteriorando, aponta OIT

Foto: ILO/Marcel Crozet

De acordo com um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as perspectivas para o mercado de trabalho no mundo pioraram nos últimos meses. A tendência é que as vagas de emprego diminuam.

A 10ª edição do “Monitor da OIT sobre o Mundo do Trabalho” constata que a piora das condições do mercado laboral está afetando tanto a criação de emprego quanto a qualidade.  Segundo a agência, já existem dados que sugerem uma grande desaceleração do setor.

Desigualdade

A organização aponta que, em muitos países, o aumento da inflação está causando a queda dos salários reais, afetando mais os grupos de baixa renda que já tiveram suas economias reduzidas durante a crise da Covid-19.

Para a OIT, é provável que as desigualdades no mercado de trabalho aumentem, contribuindo para o aumento da disparidade entre países desenvolvidas e em desenvolvimento.

De acordo com o documento, “um conjunto de crises múltiplas e sobrepostas, agravadas pela guerra na Ucrânia e subsequentes efeitos negativos, se formaram ao longo de 2022, impactando profundamente o mundo do trabalho”.

Os efeitos estão sendo sentidos por meio da inflação nos preços de alimentos e energia, diminuição dos salários reais, crescente desigualdade, redução das opções de políticas e aumento da dívida nos países em desenvolvimento.

Uma desaceleração no crescimento econômico também reduzirá a demanda por trabalhadores, pois a incerteza e a piora das expectativas afetam as contratações.

Solução

Segundo o diretor-geral da agência, Gilbert F. Houngbo, é preciso um forte compromisso com iniciativas como o Acelerador Global de Empregos e Proteção Social da ONU, que criaria 400 milhões de empregos e estenderia a proteção social aos quatro bilhões de pessoas que atualmente estão desprotegidas".

Além de um fim rápido do conflito na Ucrânia, conforme exigido nas resoluções do Conselho de Administração da OIT, que contribuiria ainda mais para melhorar a situação global do emprego.

O diretor-geral da OIT afirma que é preciso a “implementação de um amplo conjunto de ferramentas políticas, incluindo intervenções nos preços dos bens públicos; a recanalização de lucros inesperados; fortalecimento da segurança de renda por meio da proteção social; aumento do apoio ao rendimento; e medidas direcionadas para ajudar as pessoas e empresas mais vulneráveis”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.