Mercado eleva projeção de crescimento do PIB e estima alta de até 1,5% em 2022
Crescimento da economia no primeiro trimestre do ano foi de 1%
Foto: Agência Brasil
O crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (2), levou a uma nova revisão das projeções de crescimento da economia no Brasil. Com o aumento, bancos e consultorias passaram a prever um crescimento mais forte para o PIB de 2022.
Entre elas estão instituições como BNP Paribas (-0,5% para 1,5%), JPMorgan (1,0% para 1,2%), Citi (0,7% para 1,4%), Santander Brasil (0,7% para 1,2%) e MB Associados (0,5% para 1,1%). Uma pesquisa do Projeções Broadcast, divulgada pelo jornal O Globo na quinta, aponta avanço de 1,5% do PIB no ano.
As estimativas de crescimento vão de 0,8% a 1,9% para este ano, conforme o levantamento. De acordo com especialistas, o crescimento no primeiro trimestre, puxado pelo setor de serviços, é compatível com um quadro de atividade econômica mais positivo do que era esperado no começo do ano. Além disso, o IBGE também revisou para cima os dados do PIB do quarto trimestre de 2021 (de 0,5% para 0,7%), o que ajudou no resultado.