Mercado Imobiliário: Bahia apresenta resultados melhores que a média nacional
No 3º trimestre, estado mostrou crescimento de 9,2% em unidades lançadas
Foto: Reprodução/Pixabay
Um levantamento da consultoria Brain Inteligência Estratégica, divulgado recentemente em reunião da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), aponta que a Bahia superou a média nacional em indicadores-chave do mercado imobiliário no último trimestre.
Os dados referentes a Salvador e Região Metropolitana mostram resultados positivos nos lançamentos de empreendimentos (+12,5%), no número de unidades lançadas (+7,7%) e no Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 2,96 bilhões (+42,7%) de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período de 2022. Em contraste, a média nacional registrou uma queda de -16% no número de lançamentos e -3% nas vendas em relação a 2022.
No terceiro trimestre, a Bahia apresentou um crescimento de 9,2% nas unidades lançadas, VGV de R$ 903 milhões (+18%) e estabilidade nos empreendimentos lançados (0%), comparados ao mesmo período de 2022. Em contrapartida, a média nacional registrou uma queda de -20,3% nos lançamentos e um crescimento de 4,2% nas vendas.
Os imóveis de luxo e alto padrão foram os mais absorvidos, apresentando menor disponibilidade (4,8% e 8,7%, respectivamente). O cluster 03 (Caminho das Árvores) se destacou, superando a média da cidade na absorção desses padrões.