Mercado oferta vacinas de origem duvidosa pelo WhatsApp
Golpistas prometem entrega de vacinas em 30 dias, pelo valor de R$ 26,50 cada dose
Foto: Reprodução
Em meio a disputa mundial por vacinas contra a Covid-19, empresas têm se aproveitado do interesse público em ser imunizado contra a doença e tem enviado proposta referente a 20 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca que seria vendido a quatro euros (unidade), que sairia por cerca de R$ 26,50. Além do preço, outra coisa que chama a atenção é o cronograma de entrega, em até 30 dias, o que parece ser melhor que o governo federal, porém, sem garantia de entrega ou aval do fabricante. As informações são do Estadão.
O volume de doses foi proposta ao Estadão pela empresa alemã GB Trading, que vende luvas, máscaras e álcool em gel pela internet. A exigência é pagar metade do valor com antecedência. Mas, ao ser cobrado sobre provas de que a compra é segura, o vendedor ficou irritado e negou ser golpe.
É importante destacar que as fabricantes das vacinas já autorizadas no Brasil afirmam que só vendem os imunizantes ao Ministério da Saúde e as iniciativas como a Covax Facility, consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A pergunta que deve ser feita é: comprar de quem? As empresas sérias só vão fornecer para os governos, até pela razão de os governos estarem assumindo o eventual efeito adverso ”, diz o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini.
De acordo com vendedores ouvidos pela reportagem, ninguém conseguiu importar as doses até agora. E na tentativa clandestina de furar a fila da vacina, empresários de Minas Gerais receberam soro em vez do imunizante da Pfizer, segundo apontou a suspeita da Polícia Federal.