Mercado reduz projeção de inflação para 2025 pela 5° semana
Mesmo com a redução, a inflação segue bem acima do teto da meta para este ano

Foto: Reprodução/PXHere
A quinta queda da inflação de 2025 foi registrada pelos economistas consultados pelo Banco Central, e revisada por analistas do mercado financeiro. Os dados são do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (19), com base na análise de mais de 100 especialistas.
Mesmo com a redução, a inflação segue bem acima do teto da meta para este ano, que é de 4,50%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, as expectativas do mercado seguem distantes do chamado "horizonte relevante".
Na meta de 2025, a inflação é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual. Ou seja, com piso de 1,5% e teto de 4,5% - sendo considerada cumprida se oscilar dentro desse intervalo de tolerância. A meta deste ano é contínua - apurada mensalmente - e não por ano-calendário.
O IPCA acumula alta de 5,53% nos últimos 12 meses até abril, atualmente. Com isso, a inflação ira para mais um ano em que a meta será descumprida - em que o acumulado em 12 meses ficar fora do intervalo por seis meses consecutivos - a meta é considerada descumprida.