Mercedes lança eSprinter elétrica no Brasil
Versão estreia em três versões: chassi cabine, furgão e furgão vidrado com motor de 200cv e duas versões de baterias
O Mercedes Benz Sprinter chegou em 1994 como sucessor do 180D e agora comemora 30 anos com a chegada da versão elétrica eSprinter. A versão que estreou em 2019 na Europa chega aqui cinco anos depois em três versões (chassi cabine, furgão e furgão vidrado) com duas opções de bateria (81 e 113kwh) e motor mais forte que os modelos diesel.
Em termos de design o eSprinter se destaca pelos faróis em LED seguindo a última reestilização do Sprinter. Atrás do logotipo está o ponto de carregamento tipo 2 para alta ou baixa potência (mínimo 11kwh).
A Sprinter troca o 2.0 turbodiesel por um motor elétrico com 200cv e 40kgfm de torque posicionado no eixo traseiro sendo mais forte que a versão a combustão (que oferece 150 ou 163cv).
A Sprinter tem dois modos de carregamento: 11kw que é a energia fornecida por um wallbox residencial (8 a 11h de carga) e 50kw que são carregadores de alta potência capazes de fornecer energia em pouco mais de uma hora.
As baterias são do tipo LFP com duas capacidades de 81kwh e 113kwh
“Usamos a bateria de LFP pela sustentabilidade de extração e estamos preocupamos sobre como essas baterias são produzidas e a durabilidade”, diz Aline Rapassi, diretora de produto da Mercedes Vans. Há uma rede de recarga em parceria com a empresa WEG Wemob com quatro opções de carregadores: 7,6kw e 23kw em AC e 40kw ou 80kw em DC.
A e-Sprinter tem três modos de condução: Comfort (padrão), econômico e Max range que reduz a velocidade máxima e amplia a autonomia além de quatro modos de regeneração (forte, normal, suave ou desativado). “Assim que o motorista tirar o pé do acelerador a luz de freio é acionada o que melhora a segurança operacional e ajuda a reduzir o custo de operação com conforto de operação”, diz Aline Rapassi.
A e-Sprinter chega em três versões: furgão vidrado, van e truck (chassi), opções de tonelagem 3,25 (carteira B) ou 4,25 toneladas (carteira C), entre eixos de 3,66 ou 4,32m e a a capacidade volumétrica varia de 10,5m3 a 14m3.
A versão Truck tem 4,25t de peso total e bateria de 81kwh de baterias para 329km de autonomia e 1.900kg de carga.
A versão furgão tem opções 3,5 ou 4,25 toneladas, baterias de 81 (212km de autonomia) ou 113kwh (478km de autonomia), 1.160kg de carga líquida e duas opções de entre eixos.
Já o eSprinter furgão vidrado atende demandas de 4,25t de peso total com bateria de 113kwh de bateria para 478km de autonomia e 1.160kg de capacidade sempre com entre eixos de 4,32m.
Há dois pacotes específicos para o segmento comercial como rodas de liga leve ou aço a escolha do cliente e cores branco e cinza sólido além de prata, cinza, preto e azul em tons metálicos.
O eSprinter tem itens de segurança e comodidade como assistente de frenagem, assistente de manutenção de faixa e alerta de ponto cego, multimídia com assistente de voz, sensor de monitoramento de pneus, faróis em LED, banco do motorista com aquecimento e retrovisores com rebatimento automático.
A Mercedes Benz Vans será vendida em 14 pontos da rede de concessionários nos estados de SP, RJ, PR, ES e MG com infraestrutura e oficinas já preparadas para fazer as revisões dos veículos elétricos. O intervalo de manutenção é bem longo: 40.000km ou 1 ano de operação. As quatro primeiras revisões são gratuitas o que garante uma operação até 160.000km sem custos adicionais. A bateria tem oito anos de garantia ou 160.000km onde chegará com no mínimo 70% de vida útil, garante a Mercedes. Os preços partem de R$ 482.900.