Mundo

Mercosul não é o problema, diz presidente eleito do Paraguai

Santiago Peña fala sobre preocupações da UE com proteção ambiental

Por Da Redação
Ás

Mercosul não é o problema, diz presidente eleito do Paraguai

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, afirmou na sexta-feira (28), em entrevista à CNN, que o Mercosul é a resposta, não o problema, em relação ao acordo com a União Europeia (UE) e às ações contra as mudanças climáticas. Embora as negociações entre a UE e o Mercosul tenham sido concluídas em 2019, o acordo está suspenso devido a preocupações com o desmatamento da Amazônia e os compromissos climáticos do Brasil. 

“Temos que defender um modelo de desenvolvimento dos países do Mercosul, porque hoje o mundo inteiro fala sobre a luta contra as mudanças climáticas. Nós também falamos sobre e queremos lutar. Porém, hoje somos a resposta, não somos o problema”, afirmou Peña.

“O problema não está no Mercosul, o problema está nos países mais desenvolvidos e industrializados. Então, acho que a posição do Brasil é a mesma do Paraguai: não reabrir a negociação. Temos que avançar. Se não conquistamos o acordo nos próximos meses, temos que mudar para outros acordos”, prosseguiu.

Segundo Peña, a presidência temporária do Brasil no Mercosul pode ser uma grande oportunidade para os países sul-americanos avançarem em uma agenda de mais integração. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário