• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Mês da Mulher: Cresce participação do público feminino no setor brasileiro de franchising nos últimos dez anos!

Mês da Mulher: Cresce participação do público feminino no setor brasileiro de franchising nos últimos dez anos!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Mês da Mulher: Cresce participação do público feminino no setor brasileiro de franchising nos últimos dez anos!

Diversidade! Esta é a palavra que representa, cada vez mais, o setor de franchising no Brasil. Isso porque está crescendo a participação do público feminino no segmento. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado em fevereiro, as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação subiu de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. A pesquisa também indica aumento da presença feminina nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, de 19% para 29% no período analisado.

Em Salvador, segundo o economista e especialista em franchising, Diogo Dumet, a rede Arte em Papel é um exemplo de franquia com lideranças femininas. “A marca foi lançada em 1985 com a finalidade de comercializar produtos para presentes, decoração e papelaria, sendo liderada somente por mulheres, duas irmãs, e hoje pelas filhas delas. Ou seja, é um exemplo bem-sucedido de negócio que cresceu a ponto de buscar uma empresa especializada em tornar a marca uma franquia. Hoje, são nove unidades espalhadas por quatro cidades, sendo seis na capital baiana”, detalha o especialista.

E quais os principais motivos para o crescimento da participação feminina no ramo de franquias? O economista explica: “Alterações nas dinâmicas familiares, com maior participação dos pais em tarefas domésticas e cuidando dos filhos; crescimento de redes de apoio e programas empresariais voltados para mulheres e o investimento de empresas em diversidade no quadro de colaboradores”. Diogo Dumet acrescenta que o nicho de franquias é uma oportunidade eficaz e acessível para empreendedores de todos os perfis, especialmente para mulheres que, na maioria das vezes, buscam equilibrar responsabilidades familiares, empresariais e profissionais.

Ascensão

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o setor de franquias no Brasil registrou um faturamento de R$ 273,083 bilhões em 2024, representando um crescimento de 13,5% em relação a 2023. Neste cenário, os três segmentos de destaque são, respectivamente, Saúde, Beleza e Bem-estar; Alimentação & Food Service; e Entretenimento e Lazer.

Com o setor seguindo em desenvolvimento e de forma crescente, Diogo Dumet comanda uma empresa baiana especializada em abertura e expansão de franquias – a MPDUMET. “Criada em 2017 com a finalidade de prestar consultoria em formatação e expansão de franquias, sendo a única no Nordeste, a MPDUMET tem a missão de levar marcas nordestinas para as demais regiões do país, como o contrário também já acontece. Em resumo, fazemos uma análise de franqueabilidade, formatação completa, consultoria em vendas e expansão de franquias, implantação de unidades, suporte de marca e assessoria para compra de franquia”, conta Diogo Dumet, que também atua na educação de empresários, através de palestras sobre o mercado de franchising. De acordo com ele, a MPDUMET também atua internacionalmente, trazendo marcas de fora para o Brasil e vice-versa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário