Economia

Mesmo com alta em outubro, inflação continua fora do limite da meta para 2023

Indicador acumula alta de 4,82%, acima do teto de 4,75% estabelecido pelo CMN

Por Da Redação
Ás

Mesmo com alta em outubro, inflação continua fora do limite da meta para 2023

Foto: Agência Brasil

Ainda que a inflação tenha desacelerado no mês de outubro, houve um registro de alta de 0,24% com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) longe do estabelecido para 2023.

O acumulado dos preços nos últimos 12 meses baixou de 5,19% para 4,82%, mas ainda assim, essa taxa continua acima do teto da meta pelo segundo mês seguido. O centro da meta deste ano é de 3,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. 

A C6 Bank revisou a estimativa do IPCA de 2023 de 5% para 4,8%. Apesar da queda, caso isso aconteça, a inflação deve ficar fora da meta pelo terceiro ano seguido. A última vez que o objetivo foi cumprido foi em 2020. 

A meta de inflação é determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que atualmente é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Beto, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário