• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Mesmo com testes clínicos suspensos pela OMS, planos de saúde pedem que médicos receitem cloroquina

Mesmo com testes clínicos suspensos pela OMS, planos de saúde pedem que médicos receitem cloroquina

Planos de saúde seguem a orientação do protocolo emitido pelo Ministério da Saúde

Por Da Redação
Ás

Mesmo com testes clínicos suspensos pela OMS, planos de saúde pedem que médicos receitem cloroquina

Foto: Reprodução/ G1

Sem comprovação científica sobre a eficácia do medicamento cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, planos de saúde particulares têm orientado os médicos a prescreverem os remédios para pacientes com suspeita ou a doença confirmada. Prevent Senior, Hapvida e planos do sistema Unimed, dentre outros operadores, adotam e defendem a prática.

A orientação foi emitida em um protocolo lançado pelo Ministério da Saúde para o Sistema Único da Saúde (SUS), em que recomenda o uso do medicamento, originalmente utilizado em casos de malária, para tratar casos leves de Covid-19. Porém, essas recomendações vai na contramão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que suspendeu temporariamente os testes clínicos da substância. 

A decisão da entidade foi tomada na segunda-feira (25), após um estudo publicado na revista médica "The Lancet", indicar que o número de mortos entre pacientes internados que usaram os medicamentos era maior que a dos que não usaram. 

Informados sobre esse estudo, os planos de saúde afirmaram que a pesquisa divulgada se aplica apenas de casos graves, e não caso leves, como os de quem recebe a prescrição para tomar a medicação em casa. Os planos defendem o procedimento para quem sente os primeiros sintomas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário