Esportes

Messi ganha Bola de Ouro pela oitava vez

Com mais esta conquista, argentino se tornou maior vencedor do prêmio

Por Da Redação
Ás

Messi ganha Bola de Ouro pela oitava vez

Foto: Reprodução/SPORTV

Lionel Messi recebeu na noite desta segunda-feira (30), durante uma cerimônia realizada em Paris, o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, concedido pela revista France Football. É a oitava vez que o argentino consegue este feito.

Superando nomes como Haaland, Mbappé e De Bruyne, que compuseram o top 4 da eleição, Messi foi agraciado com o troféu das mãos de David Beckham, atual proprietário do Inter Miami, clube em que o craque argentino atua. O único concorrente brasileiro, Vini Jr, conquistou a sexta posição.

"Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos aqueles que votaram, que me fizeram vencedor deste prêmio, e claro, a todos os meus companheiros, jogadores de seleção. Isso dependeu da seleção argentina, o trabalho de toda uma equipe. Lautaro, Julián, Dibu. Um presente para todo nosso grupo argentino. Feito histórico o que conseguimos", declarou Messi em seu discurso de agradecimento.

Não indicado na edição anterior, Messi tornou-se o primeiro jogador de um time fora da Europa a alcançar o posto mais alto. A premiação da Bola de Ouro considerou a temporada 2022/23, na qual o jogador de 36 anos defendeu tanto a seleção argentina quanto o Paris Saint-Germain. Entre os feitos do jogador, destacam-se:

  • 38 gols e 25 assistências em 54 jogos (média de 1,16 participação por jogo)
  • Título de Campeão da Copa do Mundo pela Argentina
  • Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, com sete gols e três assistências
  • Conquista da Supercopa da França e do Campeonato Francês pelo PSG
  • Liderança em assistências no Campeonato Francês (16)

Messi é o maior vencedor do prêmio concedido pela France Football, somando agora três troféus a mais em relação à Cristiano Ronaldo, que tem cinco. Cruijff, Platini e Van Basten vêm em seguida no ranking, com três conquistas cada. Vale ressaltar que, em 2015, a revista realizou uma revisão histórica e atribuiu sete conquistas simbólicas a Pelé.

Dirigindo-se a Haaland e Kylian, Messi reconheceu o desempenho excepcional de ambos ao afirmar: "Vocês tiveram um ano incrível, jogando muito bem no nível individual e coletivo. Haaland, foi espetacular o que você conseguiu. Sem dúvida, nos próximos anos esse prêmio será de vocês".

Messi agradeceu a entes queridos e à seleção da argentina pela conquista do título. "Era o título que me faltava. Apoio de muitas pessoas, de outras nacionalidades, querendo que a Argentina fosse campeã. Queria dividir esse troféu com a minha família, amigos, filhos que estão sempre comigo. Minha esposa, que esteve comigo nos bons e nos maus momentos", disse. Ele também prestou homenagens à Maradona, que faria aniversário nesta segunda-feira.

A lista dos vencedores históricos da Bola de Ouro inclui os seguintes jogadores com suas respectivas conquistas:

  • Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023): 8
  • Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017): 5
  • Johan Cruijff (1971, 1973 e 1974), Michel Platini (1983, 1984 e 1985) e Marco van Basten (1988, 1989 e 1992): 3
  • Vários outros jogadores com 2 ou 1 conquista, desde Stanley Mathhews em 1956 até Luka Modric em 2018.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário