Messi ganha Bola de Ouro pela oitava vez
Com mais esta conquista, argentino se tornou maior vencedor do prêmio
Foto: Reprodução/SPORTV
Lionel Messi recebeu na noite desta segunda-feira (30), durante uma cerimônia realizada em Paris, o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, concedido pela revista France Football. É a oitava vez que o argentino consegue este feito.
Superando nomes como Haaland, Mbappé e De Bruyne, que compuseram o top 4 da eleição, Messi foi agraciado com o troféu das mãos de David Beckham, atual proprietário do Inter Miami, clube em que o craque argentino atua. O único concorrente brasileiro, Vini Jr, conquistou a sexta posição.
"Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos aqueles que votaram, que me fizeram vencedor deste prêmio, e claro, a todos os meus companheiros, jogadores de seleção. Isso dependeu da seleção argentina, o trabalho de toda uma equipe. Lautaro, Julián, Dibu. Um presente para todo nosso grupo argentino. Feito histórico o que conseguimos", declarou Messi em seu discurso de agradecimento.
Não indicado na edição anterior, Messi tornou-se o primeiro jogador de um time fora da Europa a alcançar o posto mais alto. A premiação da Bola de Ouro considerou a temporada 2022/23, na qual o jogador de 36 anos defendeu tanto a seleção argentina quanto o Paris Saint-Germain. Entre os feitos do jogador, destacam-se:
- 38 gols e 25 assistências em 54 jogos (média de 1,16 participação por jogo)
- Título de Campeão da Copa do Mundo pela Argentina
- Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, com sete gols e três assistências
- Conquista da Supercopa da França e do Campeonato Francês pelo PSG
- Liderança em assistências no Campeonato Francês (16)
Messi é o maior vencedor do prêmio concedido pela France Football, somando agora três troféus a mais em relação à Cristiano Ronaldo, que tem cinco. Cruijff, Platini e Van Basten vêm em seguida no ranking, com três conquistas cada. Vale ressaltar que, em 2015, a revista realizou uma revisão histórica e atribuiu sete conquistas simbólicas a Pelé.
Dirigindo-se a Haaland e Kylian, Messi reconheceu o desempenho excepcional de ambos ao afirmar: "Vocês tiveram um ano incrível, jogando muito bem no nível individual e coletivo. Haaland, foi espetacular o que você conseguiu. Sem dúvida, nos próximos anos esse prêmio será de vocês".
Messi agradeceu a entes queridos e à seleção da argentina pela conquista do título. "Era o título que me faltava. Apoio de muitas pessoas, de outras nacionalidades, querendo que a Argentina fosse campeã. Queria dividir esse troféu com a minha família, amigos, filhos que estão sempre comigo. Minha esposa, que esteve comigo nos bons e nos maus momentos", disse. Ele também prestou homenagens à Maradona, que faria aniversário nesta segunda-feira.
A lista dos vencedores históricos da Bola de Ouro inclui os seguintes jogadores com suas respectivas conquistas:
- Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023): 8
- Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017): 5
- Johan Cruijff (1971, 1973 e 1974), Michel Platini (1983, 1984 e 1985) e Marco van Basten (1988, 1989 e 1992): 3
- Vários outros jogadores com 2 ou 1 conquista, desde Stanley Mathhews em 1956 até Luka Modric em 2018.