Moda & Beleza

Met Gala 2024: confira os destaques da edição

O dress code deste ano foi baseado no conto “O Jardim do Tempo”

Por Giovanna Araújo
Ás

Met Gala 2024: confira os destaques da edição

Foto: Reprodução

O Met Gala é um tradicional baile beneficente que arrecada fundos para a The Costume Institute, instituto de moda do Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova York. Organizado e presidido por Anna Wintour desde 1995, o evento, que reúne grandes personalidades da cena artística, tornou-se um dos momentos anuais mais aguardados da moda. Jennifer Lopez, Zendaya, Bad Bunny e Chris Hemsworth foram os anfitriões desta edição. 

Tradicionalmente, o baile é marcado para a primeira segunda-feira do mês de maio de cada ano. Em 2024, o Met Gala aconteceu na noite desta segunda (6) e celebrou o tema “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (ou “belas adormecidas: despertando a moda”, em tradução livre).

Nesta edição, a ideia foi exaltar os itens mais antigos e frágeis do acervo, que já não podem mais ser usados. Na exibição, as peças selecionadas pelo curador-chefe Andrew Bolton remontam desde o século XVII e chegam até os dias atuais — representando a noção de que, um dia, tudo ali exposto se tornará delicado demais para ser vestido novamente. Além disso, a curadoria foi dividida em três subtemas: Terra, Mar e Céu. Bolton descreve-a como “uma ode à natureza e à poética emocional da moda”.


Reprodução - Evening Cloak, de Charles Frederick Worth, 1889

Apesar do tema da exposição, o dress code oficial do Met Gala 2024 é outro. Neste ano, as celebridades convidadas tiveram que seguir o código de vestimenta de acordo com o conto “O Jardim do Tempo”, inspirado na obra de ficção científica de mesmo nome publicada em 1962 pelo escritor JG Ballard, que nasceu em Xangai, na China, e viveu na Inglaterra. 

O conto narra a história do casal Conde Axel e Condessa, que vive em uma vila dos sonhos, com um terraço enorme e jardim de flores cristalinas. Do outro lado do cenário de utopia, está uma multidão em fúria, com chicotes nas mãos, seguindo em direção à família. 

Todos os dias, o conde colhe a cabeça de uma flor do tempo, retrocedendo as horas e revertendo o avanço do grupo — até que todas as flores acabam. A decadência da burguesia é um dos pontos centrais da narrativa, que coloca em conflito questões como a beleza, a superficialidade e a destruição, provocada ou não pelo tempo, em uma conexão direta com o tema “Belas Adormecidas”. 

O conto traz um conceito romântico e distópico, e essas foram as principais referências para as produções desta edição. Os looks trouxeram muitos elementos relacionados ao ‘tempo’, aspecto reverenciado no conto, além de flores e adornos. 

John Galliano, atual diretor criativo da Maison Margiela, não compareceu ao red carpet, mas o designer foi o responsável pelos looks de metade das celebridades mais relevantes da edição, como os anfitriões da noite Zendaya e Bad Bunny, por exemplo. 

A Loewe, marca que tem vivenciado um momento de ascensão desde 2022, consagrou sua importância no Met Gala vestindo a anfitriã do evento, Anna Wintour. Ela escolheu um modelo com bordados em relevo.

Vale ressaltar que essa é quase uma quebra de protocolo, visto que Anna Wintour sempre usa Chanel (veja abaixo). 


Imagem: r
eprodução 

 

Confira os destaques do Met Gala 2024: 

Tyla 


Imagem: reprodução 

A cantora Tyla surgiu usando um vestido Balmain feito de areia moldado ao seu corpo.  Para chegar até a escadaria do evento, a artista precisou da ajuda de alguns homens do evento que, literalmente, a suspenderam entre os degraus do Metropolitan Museum of Art. 

Olivier Rousteing, estilista responsável pela peça, explicou que o vestido foi esculpido na cantora para transformar um material transitório em obra-prima eternizada.

 

Bruna Marquezine 


Imagem: reprodução 

Estreando no tapete vermelho do Met Gala, a atriz brasileira Bruna Marquezine usou um longo romântico, assinado por Tory Burch, e nos pés, sapatos da Giuseppe Zanotti, marca italiana de calçados de luxo. Além disso, Bruna investiu em jóias Tiffany & Co. para compor a produção. 

 

Zendaya 


Imagem: reprodução 

Uma das celebridades mais aguardadas e co-anfitriã da noite, Zendaya surgiu de custom Maison Margiela, peça inspirada na coleção de alta costura 1999 da Dior por John Galliano. 

E para a surpresa de todos, a atriz trocou de look e apareceu com uma produção muito aguardada pelo tema da edição: um chapéu florido de Philip Treacy. O acessório foi combinado com um vestido Givenchy Alta Costura de 1996, por John Galliano.



Imagem: reprodução 

 

Gigi Hadid


Imagem: reprodução

Gigi Hadid se apresentou nesta edição de custom Thom Browne. Ao chegar no red carpet, o vestido se expandiu e surpreendeu quem já tinha visto imagens da modelo saindo do hotel. 

Com um corset ombro-a-ombro, uma saia volumosa decorada com rosas amarelas em 3D, o vestido precisou de mais de 70 pessoas e 13.500 horas para ser feito à mão. 

 

Bad Bunny 


Imagem: reprodução 

Bad Bunny, cantor e um dos co-anfitriões da noite, usou um terno Maison Margiela customizado com inspiração renascentista. Ele ainda contou com um buquê floral feito do mesmo material do blazer, fazendo referência ao dress code da edição. 

 

Elle Fanning


Imagem: reprodução 

A atriz Elle Fanning apareceu vestida em um vestido da Balmain todo transparente, com recorte de ombro largo e tecido retorcido, numa escultura que remete ao gelo. 


Amelia Gray 


Imagem: reprodução 

A modelo Amelia Gray escolheu um dos looks mais literais e modernos da noite: um vestido lançado na última coleção de verão da Undercover, assinado pelo designer Jun Takahashi, que contém um verdadeiro jardim em seu interior.  
 

Taylor Russell 


Imagem: reprodução 

A atriz Taylor Russell surgiu de custom Loewe esculpido de madeira. A peça, que apresentava uma mancha brilhante e ilustrações pintadas à mão de pássaros e plantas, foi combinada com uma saia branca drapeada. 

 

Doja Cat 


Imagem: reprodução 

O look escolhido por Doja Cat se tornou um destaque, dessa vez, negativo. A cantora surpreendeu os fashionistas e internautas ao surgir com um vestido com efeito molhado no red carpet. A maquiagem, com sombra preta escorrendo pela face, também chamou atenção.

Em entrevista, ela contou detalhes sobre a produção: "Eu sabia que as pessoas escolheriam flores, mas a flor que escolhi é a mais usada de todas: o algodão. Quis vir com uma blusa branca porque é atemporal e também muito poética. Eu sabia que com esse look, eu não iria desaparecer em meio às pessoas e realmente não gosto de ser mais uma, então escolhi essa roupa".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário