Economia

Metade das grandes empresas pode suportar até três meses sem receita

Levantamento mostra que mesmo as empresas com folga financeira serão afetadas

Por Da Redação
Ás

Metade das grandes empresas pode suportar até três meses sem receita

Foto: Reprodução

Com dinheiro em caixa, conta corrente e aplicações financeiras, metade das empresas de capital aberto tem recursos para suportar até três meses sem faturar, segundo levantamento feito pelo Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fipe  (Cemec-Fipe) e Economática, com 245 companhias. 

O levantamento utilizou como base o balanço de dezembro de 2019 e mostra a evolução do caixa das companhias com o decorrer da paralisia das atividades. A simulação considera que as empresas não teriam nenhuma receita e conseguiriam renegociar todas as dívidas vencidas no período. 

Com esse cenário, 23,3% das companhias já ficariam com o caixa negativo nos primeiros 30 dias. Esse número subiria para 37,1% depois de dois meses e 48,6% em 90 dias. Já a outra metade das empresas chegaria ao final dos três meses ainda com caixa positivo e arcar com as despesas por um tempo maior. 

Os especialistas acreditam que uma das características da crise causada pelo coronavírus e que ela vai atingir todas as empresas globalmente. Mesmo as empresas que têm uma folga no caixa serão afetadas pela crise devido a expectativa de forte queda de renda, que se dá aos reflexos do consumo de produtos e serviços. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.