Método de correção do Enem dará nota menor para quem chuta questões
Sistema do Inep busca identificar quem realmente se preparou
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O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), programado para começar no domingo (17), adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como metodologia de avaliação das provas. O sistema, segundo informações do MEC (Ministério da Educação), não considera apenas o número de acertos, mas, também, o desempenho do indivíduo por meio das "habilidades do avaliado e características das questões." Cada questão, de acordo com o método, é qualificada por meio três parâmetros: a proficiência, o grau de dificuldade e, ainda, a chance de acerto por "chute" (quando o estudante decide por responder de forma aleatória e sem domínio do assunto exigido pela prova).
Isso significa que os testes do exame são preparados com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. "O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, 'antichute', para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas", explica João Pitoscio Filho, coordenador de química do cursinho Etapa.
Com isso, a nota final é diretamente impactada porque no natural para esse indivíduo era não encontrar grandes dificuldades nessas questões. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão federal responsável pelo Enem, a teoria de resposta ao item "pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior."
Para Pitoscio Filho, a melhor forma do aluno lidar com as questões mais "complicadas" é partir pelas mais objetivas (principalmente nas prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias). "Primeiro fazer a prova atacando as questões mais diretas, mas lembrando que quanto maior o acerto melhor. O que ele tem que evitar é chutar qualquer coisa. Ele tem que acertar muitas questões com coerência".