Michel Telles

Metodologia Gustavo Borges participa do Movimento Levanta Fitness em prol do Rio Grande do Sul!

Medalhista olímpico e empresário do ramo há quase 20 anos será um dos palestrantes do evento online

Por Michel Telles
Ás

Metodologia Gustavo Borges participa do Movimento Levanta Fitness em prol do Rio Grande do Sul!

Foto: Divulgação Assessoria

O desastre sem precedentes no Rio Grande do Sul ainda exige ações decisivas do poder público e da sociedade para atender necessidades imediatas das vítimas. Desde os primeiros dias, as empresas que integram o setor nacional do fitness se mobilizaram, em todos os estados do país, para canalizar ajuda. Além de doações em dinheiro, muitas academias se transformaram em pontos de coleta de água, alimentos, agasalhos e outros tantos itens.

Passado o momento de urgência em salvar vidas, o setor entende que é preciso garantir a continuidade desta ajuda, especialmente na fase de reconstrução, que não será fácil. Assim, academias, entidades setoriais, fornecedores de serviços e produtos e outras empresas do setor lançaram o Movimento Levanta Fitness RS. O principal objetivo é desenvolver, organizar e implementar ações eficazes para impulsionar o reerguimento das academias e prestadores de serviços de atividade física.

Uma das primeiras ações do Movimento Levanta Fitness RS será o evento online “Jornada de gestão para academias e estúdios”, que no dia 29 de junho vai reunir um time de feras, líderes e especialistas do mercado, entre os quais os medalhistas olímpicos Gustavo Borges e Flavio Canto. Serão 6 palestras e 2 painéis de debate, sobre as temáticas mais determinantes para a gestão de uma academia. O ingresso para o evento custa R$100,00 e toda a renda arrecadada será revertida para as academias do Rio Grande do Sul.

Grupo de trabalho se reúne três vezes por semana

Representantes de empresas e entidades do mercado nacional de fitness têm se reunido, em média, três vezes por semana para buscar soluções criativas, por meio de convênios, parcerias, eventos, campanhas, programas e outras iniciativas, tanto comerciais como institucionais.

“O Movimento é uma grande oportunidade de todo o segmento de fitness se unir e não  deixar que as pessoas que foram atingidas desistam de seus negócios. Como proprietário de academia no Rio Grande do Sul eu também fui atingido e sei como é difícil recomeçar. Os danos foram de diferentes dimensões: algumas academias com perdas totais, outras com parciais e aquelas que estão com dificuldades financeiras porque a economia parou no mês de maio. O primeiro foco de atenção é aos que perderam tudo e vamos auxiliá-los ao máximo, com esforços junto aos fornecedores de equipamentos, prestadores de serviço e tudo mais. Essa é a nossa missão: não deixar o pessoal desistir”, disse Fernando Sassen, diretor da ACAD no Rio Grande do Sul.      

“O principal tema debatido pelo grupo foi a questão da dimensão do desastre e do tempo que será necessário para a total reconstrução do Estado, assim como do setor Fitness especificamente. Estamos fechados com o compromisso de ir até o fim juntos nessa reconstrução, não permitindo que os operadores de academias, estúdios, clubes e escolas de esportes tenham que se levantar e caminhar sozinhos. Esperamos uma adesão ampla e intensa de todas as empresas, profissionais e entidades do nosso setor, de todos os cantos do Brasil”, disse Paulo Akiau, presidente da ABC Evo.

“O espírito do Movimento é desenvolver ações coordenadas entre as entidades envolvidas para que sejam capazes de amplificar consideravelmente o impacto de eventuais iniciativas isoladas”, disse Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil.

“Quando nos deparamos com o tamanho do prejuízo do setor da Educação Física no Rio Grande do Sul, fomos atrás de diversas ações para a recuperação do mercado de trabalho. O Cref entrou junto ao movimento Levanta Fitness RS porque temos certeza de que juntos iremos reconstruir o fitness RS e devolver a potência de mercado aos nossos profissionais registrados”, disse Alessandro Gamboa, presidente do CREF2-RS.

“Nosso setor tem um grande poder de mobilização e de agir conjuntamente na constução de soluções de salvaguarda para os nososs negócios. Foi essa a nossa recente experiência com a pandemia: nos unimos, criamos protocolos, reabrimos, nos tronamos essenciais perante à lei e reconstruimos o setor com força total. É com esse espírito de união, com nossa garra e paixão, inerentes às pessoas deste mercado, que vamos reconstruir o setor no RS. É importante que todas as academias estejam juntas, como associadas”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil.

Ações em andamento rumo à reconstrução

  • Mapeamento das academias atingidas
  • Realização do evento “Jornada de gestão para academias e estúdios” 29 de junho
  • Negociações Sindicais: layoff e linhas de crédito para reconstrução
  • Projeto Academia-irmã – apadrinhamento
  • Academias, empresas e entidades assinam Termo de Compromisso do Movimento
  • Campanha de arrecadação – meta inicial R$400 mil
  • Elaboração de cartilha de orientações
  • Academia de todo país recebem material de divulgação do Movimento
  • Planejamento de ajuda efetiva às academias atingidas

Entendendo as necessidades das academias atingidas

O Conselho Regional de Educação Física fez um mapeamento dos 447 municípios atingidos, com indicação de quantas academias existem nestas cidades. O segundo mapeamento que está sendo feito pelo grupo de trabalho, com a contribuição dos empresários do Rio Grande do Sul, é o das necessidades e planejamento da ajuda às academias atingidas pelas enchentes.

Em breve, todas as informações, ações e atividades, bem como a campanha de arrecadação de recursos para o Levanta Fitness RS, poderão ser conferidas no site do Movimento.                                        

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário