Coronavírus

Miguel Nicolelis sugere que Brasil entre em bloqueio nacional de 21 dias para conter Covid-19

Médico pontua também que a população acorde para 'a dimensão da tragédia'

Por Da Redação
Ás

Miguel Nicolelis sugere que Brasil entre em bloqueio nacional de 21 dias para conter Covid-19

Foto: Reprodução/ Agência PT

Desde dezembro de 2020, o médico e professor catedrático da Universidade de Duke, no Estados Unidos, Miguel Nicolelis previa o colapso da pandemia se aproximar. Ele chegou a alertar autoridades e orientou as medidas a serem descartadas, em especial um necessário lockdown. Em entrevista ao GLOBO, Nicolelis defendeu a necessidade de um bloqueio nacional por pelo menos 21 dias. "A população precisa acordar para a dimensão da nossa tragédia", disse.  

Para ele, o colapso é como se fosse um jogo de dominó em que uma peça cai depois a outra, ao se referir sobre Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Sul terem colapsado. Ele acredita que São Paulo é o próximo Estado a atingir a totalidade de reservas de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva). 

"Diferentemente da primeira onda, quando for cada estado num ritmo, surgiram efeitos de sincronização como eleição, festas de fim de ano, carnaval. Agora, tudo está explodindo ao mesmo tempo. Isso significa que não não tem medicação, não tem como intubar, não vai dar para transferir de uma cidade para outra, não vai ter como transferir para nenhum lugar. A consequência do colapso de saúde é o colapso funerário", explicou.

Ainda segundo ele, há uma grande chance de "um colapso nacional", mas explica: "Não é que todo canto vá colapsar, mas boa parte das capitais pode colapsar ao mesmo tempo, nunca estivemos perto disso. Se eliminar o genocídio indígena e a escravidão, é a maior tragédia do Brasil. A ausência de comando do governo federal é danosa. Isso é uma guerra."

"O Brasil precisa de um bloqueio nacional, com uma campanha de comunicação, porque a gente precisa da colaboração da população. A população precisa acordar para a dimensão da nossa tragédia. Nessa altura, essas medidas de restrição de horário não têm efeito, porque o grau de espalhamento é tão enorme que se compensa durante o dia, quando as pessoas vão aos restaurantes, shoppings, pegam transporte lotado, não funciona", disse na entrevista ao site.

Nicolelis afirma que o Brasil ainda tem tempo de revertera situação, mas que para isso, seria necessário um bloqueio imediato de 21 dias, com barreiras sanitárias e hotéis fechados. "Estamos falando da vida de 1.500 pessoas por dia, são 5 boeings caindo. Vacinação, vacinação, vacinação, testagem e isolamento social. Não tem jeitinho numa guerra. Estamos diante de um prejuízo épico, incalculável, bíblico", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário