• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Agricultura cria centro de emergência para controlar gripe aviária
Brasil

Ministério da Agricultura cria centro de emergência para controlar gripe aviária

Centro será responsável por uma série de ações de enfrentamento à doença

Por Da Redação
Ás

Ministério da Agricultura cria centro de emergência para controlar gripe aviária

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou, nesta sexta-feira (26), um Centro de Operações de Emergência Agropecuária para controlar a gripe aviária no país. O novo centro será responsável por uma série de ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), registrada pela primeira vez no Brasil neste mês, em aves silvestres.

Até o momento, de acordo com o Mapa, foram confirmados oito casos de H5N1 em aves silvestres no Brasil, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. 

Não há diagnósticos da doença entre humanos ou em aves para consumo.

O COE-Mapa Influenza Aviária deverá divulgar informações à população e adotar mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate ao avanço de casos de IAAP.

Na segunda-feira (22), o Mapa declarou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária. O estado é declarado quando existe um risco de uma doença oriunda de um animal se propagar rapidamente. Neste momento, a preocupação das autoridades é evitar que a gripe aviária chegue nas granjas e na criação de aves para a alimentação própria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário