Ministério da Agricultura cria centro de emergência para controlar gripe aviária
Centro será responsável por uma série de ações de enfrentamento à doença
Foto: Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou, nesta sexta-feira (26), um Centro de Operações de Emergência Agropecuária para controlar a gripe aviária no país. O novo centro será responsável por uma série de ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), registrada pela primeira vez no Brasil neste mês, em aves silvestres.
Até o momento, de acordo com o Mapa, foram confirmados oito casos de H5N1 em aves silvestres no Brasil, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.
Não há diagnósticos da doença entre humanos ou em aves para consumo.
O COE-Mapa Influenza Aviária deverá divulgar informações à população e adotar mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate ao avanço de casos de IAAP.
Na segunda-feira (22), o Mapa declarou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária. O estado é declarado quando existe um risco de uma doença oriunda de um animal se propagar rapidamente. Neste momento, a preocupação das autoridades é evitar que a gripe aviária chegue nas granjas e na criação de aves para a alimentação própria.