Ministério da Defesa divulga balanço de ações contra Covid-19
Operação de combate a pandemia já mobilizou mais de 30 mil militares

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Defesa apresentou nesta quinta-feira (25), o balanço das ações promovidas na missão das Forças Armadas de apoio a iniciativas de prevenção e combate à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com o órgão, os militares auxiliaram em frentes diversas, como logística, produção de medicamentos, fabricação de equipamentos de proteção e apoio a populações indígenas.
A operação de combate ao novo vírus, que começou no dia 19 de março, já mobilizou mais de 30 mil militares. Segundo o Ministério da Defesa, desse número 20 morreram em função da Covid-19 e 7,2 mil foram infectados ao longo do período. No total, foram realizadas mais de 1 mil horas de voo, em viagens para objetivos como o transporte de insumos e medicamentos. Por via rodoviária, foram carregadas 15 toneladas de insumos durante o período.
Até o momento, as Forças Armadas já distribuíram 572 mil kits de alimentos a pessoas de menor renda e reforçaram 2,5 mil barreiras sanitárias, adotadas em diversas cidades como forma de evitar a circulação de pessoas diante das medidas de distanciamento social. Além disso, o Exército contribuiu para o direcionamento da estrutura de produção tanto para a fabricação de insumos e equipamentos de proteção individual quanto para medicamentos. Foram elaboradas 263 mil máscaras cirúrgicas para profissionais de saúde.